Caminho suavizado ajudará na mobilidade de gestantes, idosos e pessoas com deficiência
A Santa Casa de Campo Grande (MS) deu início ao Projeto Atualizado da Rampa de Acessibilidade de hospital. A passarela conectará o prédio principal ao estacionamento e ao edifício do Serviço de Oncologia. O projeto foi elaborado pelo engenheiro civil e vice-presidente do hospital, Jary Castro, que é um dos maiores especialistas em acessibilidade do país.
De acordo com o engenheiro, a Rampa de Acessibilidade vai ligar o prédio principal da Santa Casa ao estacionamento, onde funciona o Serviço de Oncologia. “Essa obra vai facilitar o deslocamento de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, garantindo mais segurança, conforto e agilidade. Além disso, a passarela vai atender às normas técnicas de acessibilidade, permitindo a circulação de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como cadeirantes, idosos, gestantes e crianças”, explica Jary.
(Foto: Luiz Alberto)
O Coordenador de Facilities, Alessandro Junqueira, também fez boa avaliação do projeto. “Hoje, quem chega ao Serviço de Oncologia e precisa se deslocar até o prédio principal faz isso por meio de um trecho de asfalto. Não existe uma passagem exclusiva. Com esse projeto, o caminho será suavizado e atenderá ao público que precisa de mais facilidade na locomoção, como gestantes, idosos e pessoas com deficiência”.
O coordenador também destaca que toda a proposta foi criada e será executada pela equipe interna da Santa Casa. “Toda a parte arquitetônica e estrutural foi criada dentro da instituição, por colaboradores do setor de infraestrutura, que conhecem a necessidade dos cidadãos que transitam diariamente pelo hospital”.
Yasmin Junqueira, estudante de arquitetura e estagiária na Santa Casa, foi quem desenhou a ideia inicial. “Quando me falaram sobre o projeto, identificamos que diversos grupos de pessoas enfrentavam dificuldades com aquele trecho. Aos poucos fomos adaptando para chegar ao desenho final, que contempla mirantes ao longo do caminho, que servirão como área de descanso e também consolo para os que aguardam entes queridos no hospital”, explica.
Jary Castro foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e é autor do livro “Ir e Vir – Acessibilidade: compromisso de cada um”, que está disponível na terceira edição, em versão digital e física.
A obra tem previsão de início para o primeiro semestre de 2024 e de conclusão para o final do mesmo ano. O investimento será proveniente de recursos próprios do hospital e de doações de parceiros. A expectativa é que a Rampa de Acessibilidade seja um marco na história do hospital e na promoção da acessibilidade na cidade de Campo Grande.