logo-kanal

Capital terá Dia D de combate à poliomielite em seis pontos de vacinação neste sábado (21)

Compartilhar

 

Cinco unidades de saúde funcionarão o dia todo e mais um ponto de vacinação ficará aberto no Shopping Norte Sul Plaza

 

A Secretaria Municipal de Saúde antecipa para este sábado (21), as ações de combate à Poliomielite. O Dia D de combate a doença contará com cinco pontos de vacinação em unidades básicas de saúde e mais um ponto de vacinação itinerante que ficarão abertos durante todo o dia.

O Dia D ocorre em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite, que acontece no próximo dia 24 de outubro. Cabe destacar que a vacina contra Poliomielite segue com baixa cobertura na Capital. O percentual de bebês vacinados é de 58%, o que corresponde a apenas 7.443 crianças. Já o número de crianças com a dose atrasada é de 5.297.

“Há mais de 30 anos não há registro de poliomielite em Campo Grande, contudo a queda constante na cobertura nos últimos anos abre uma fresta para a reinserção do vírus em território nacional”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

No ano passado, o Ministério da Saúde realizou uma campanha de vacinação direcionada especificamente para reforço vacinal em crianças menores de cinco anos de idade, onde somente 46% do público-alvo recebeu o imunizante.

Já a Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) é aplicada nas crianças aos 2, 4 e 6 meses, e apenas 81,69% do público teve a cobertura completa em 2022, enquanto a preconização é que 95% do público seja imunizado.

Confira os locais de vacinação

Para facilitar o acesso a todas as doses da rotina da criança, adolescente, adulto, gestante e idoso, haverá plantão exclusivo para vacinação nas UBSs 26 de agosto e Dona Neta e nas USFs Moreninhas, Noroeste e José Tavares, que funcionarão das 7h às 17h.

Um ponto itinerante também será instalado no Norte Sul Plaza, e funcionará das 10h às 18h, tendo à disposição todas as vacinas destinadas para o público a partir de dois meses de idade.

Sobre a doença

A poliomielite pode gerar sequelas gravíssimas nas crianças que são acometidas pela doença, como atrofia de membros, paralisia, disfunções neurológicas e até o óbito.

Cabe destacar que além do Dia D, a Sesau reforça que todas as 72 unidades de saúde de Campo Grande possuem as vacinas previstas no calendário nacional de imunização e a população deve procurar a unidade mais próximo de sua residência para colocar as vacinas de toda a família em dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *