logo-kanal

Projeto entrega absorventes para estudantes em Dourados

Compartilhar

 

Serão quatro pontos de fornecimento no campus da universidade

 

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) lançou o projeto Dignidade Menstrual para disponibilizar absorventes gratuitos a integrantes da comunidade acadêmica que menstruam. Serão quatro pontos de fornecimento no campus da universidade.

Os absorventes íntimos ficam disponíveis para qualquer pessoa que esteja na UFGD – seja estudante ou integrante das categorias docente, técnico-administrativa e terceirizada.

Para além da demanda por uso emergencial, a partir de agora, até o dia 15 de cada mês, as pessoas que estiverem cadastradas como Perfil-PROAE – em situação de vulnerabilidade social – poderão retirar, gratuitamente, dois pacotes de absorventes por mês.

Os pontos de distribuição são: USU, no Centro de Convivência (Unidade 2), das 7h às 22h30; Faculdade Intercultural Indígena (FAIND), também na Unidade 2, durante o expediente das coordenações de cursos; Ouvidoria, na sala nº 302 da Unidade 1, das 7h às 19h, e na Biblioteca Setorial da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR), localizada na Rua Quintino Bocaiúva, nº 2.100, Jardim da Figueira, das 15h30 às 21h30.

O nome “Dignidade Menstrual” foi escolhido por reconhecer a importância do acesso a produtos de higiene adequados e o alto custo mensal dos cuidados básicos decorrentes da menstruação. Um dos fatores que influenciaram a criação do projeto foi a distância da Unidade 2 dos locais de venda de produtos de higiene.

“Acreditamos que esse projeto é um passo importante para promover a equidade e o acesso igualitário à educação e aos recursos necessários para o bem-estar das pessoas que menstruam. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo que essa iniciativa terá em nossa comunidade acadêmica e continuaremos a trabalhar para atender às necessidades dos e das estudantes da melhor maneira possível. Juntos estamos construindo um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos e todas”, afirmou o pró-reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis, Fabiano Coelho.

Outro programa de assistência estudantil nessa linha é o Auxílio Saúde Menstrual, iniciado em agosto deste ano e que oferta um valor de R$ 120,00 por semestre para estudantes classificadas/os como perfil na Avaliação Socioeconômica, a fim de que adquiram itens como absorventes e medicamentos para cólicas.

A construção do Dignidade Menstrual envolve as pró-reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) e de Administração (PRAD), a Unidade de Suporte à Urgência e o GT Todas – grupo de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais (SINTEF), que reivindicou a iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *