Segundo foco foi identificado nesta tarde, em uma região conhecida como estrada do boiadeiro
Em poucas horas após extinguir o incêndio florestal na região de banhado, em Bonito, dois novos focos foram identificados. Um deles em acesso ainda mais difícil. Desde segunda-feira (18), militares trabalham combatendo o fogo que já consumiu e 500 hectares.
A informação é que o local fica ao lado oposto de onde os militares estavam atuando. A área tem o dobro da dificuldade identificada na região alagada, com mato mais alto. No entanto, o perímetro é menor.
Outro foco também foi identificado na área da fazenda São Domingos, atrás do morro da Cohab, conhecida como Estrada do Boiadeiro. A preocupação da população é que o mato no morro está muito seco e o fogo já está próximo das casas da região.
Guarnições de Bonito, Aquidauana, Corumbá e Campo Grande, além do staff de comando da operação do CPA (Centro de Proteção Ambiental ), auxiliam no combate aos incêndios de grandes proporções.
A característica do banhado, semelhante a um pântano, facilita a propagação das chamas, não sendo possível determinar uma direção exata, o que dificultou o combate, além de ser um obstáculo para os militares terem acesso ao local, visto que se trata de uma área de brejo.
Desde o dia 17 de Julho, o Corpo de Bombeiros Militar de MS está em alerta para atuar em caso de incêndios florestais no Pantanal, e também no Cerrado e Mata Atlântica, biomas presentes no Estado.
Vale lembrara que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) suspendeu as autorizações ambientais de “queima controlada”, até 31 de Dezembro deste ano. Na prática, o período é de cautela e monitoramento constante.