Além disso, ideia é voltar com o caráter social do programa, com cobertura de 100% dos custos das mensalidades em instituições privadas de ensino superior
O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) deve abrir cerca de 60 mil vagas remanescente ainda em 2023, segundo informou o MEC (Ministério da Educação), na sexta-feira (15). As vagas são daqueles financiamentos que não foram concluídos.

O processo tinha sido interrompido em 2021 e retomado neste ano. Os interessados serão classificados com base nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
O prazo para as inscrições, bem como, todos os critérios exigidos para participar do processo seletivo serão divulgados até outubro, através do edital.
FIES
Programa foi criado em 1999 e oferece financiamento a estudantes em instituições particulares de ensino a condições mais favoráveis que as de mercado. O programa, que chegou a firmar, em 2014, mais de 732 mil contratos, sofreu, desde 2015, uma série de mudanças e enxugamentos.
Um dos principais motivos para as mudanças nas regras do Fies foi a alta inadimplência, ou seja, estudantes que contratam o financiamento e não conseguem quitar as dívidas, o que trazia elevados gastos para os cofres públicos.
Com informações da Agência Brasil