logo-kanal

Hemosul altera regras e bariátricos são impedidos de doar sangue

Compartilhar

Medida já está em vigor a pouco mais de um mês em MS; decisão pegou doadores de surpresa

 

Em vigor há pouco mais de um mês, a nova decisão do Hemosul de Mato Grosso do Sul veta doadores de sangue que passaram por cirurgia bariátrica. Além disso, a medida também considera o estado de saúde do doador.

A auxiliar administrativa Jaqueline Camargo Santana, sempre abraçou a causa. Pelo menos duas vezes ao ano ela realizava a doação de sangue no Hemosul.

Em 2012, ela passou por um procedimento denominado de bypass, uma modalidade de cirurgia que diminui o estômago, e acabou ficando dois anos sem doar. Após esse período, ela voltou a fazer a doação normalmente. Entretanto, na última semana quando foi até o Hemosul foi surpreendida.

“Quando cheguei lá a médica disse ‘olha, infelizmente daqui pra frente você não vai mais poder fazer a doação, em virtude da cirurgia bariátrica’. Assustei, já haviam muitos anos, eu já havia feito inúmeras doações nesse decorrer de dez anos, mas ela disse que realmente não poderia, porque eram normas da empresa, normas de Hemosul e que estariam sendo colocadas em prática agora”, conta à reportagem.

Antes, a questão da cirurgia bariátrica dependia do profissional da saúde que estava conduzindo a triagem, mas isso mudou e se tornou uma regra. Com isso, a pergunta sobre a cirurgia está no novo formulário.

“Essas pessoas normalmente mexem com a absorção de micronutrientes no organismo, especialmente o bypass, procedimento mais realizado no momento, sendo também uma cirurgia metabólica, mexendo com o trânsito intestinal e área de absorção do organismo. Então, normalmente a vitamina B12 e ferro é comprometida a absorção”, explica o médico do Hemosul, Wanderson Batista.

Ainda conforme o profissional, por conta disso muitas bolsas de sangue acabavam sendo descartadas. Com a medida, os pacientes passam pela triagem e assim já são informados sobre a situação.

“A gente viu que muito bolsas desses sangues que eram coletados dessas pessoas que eram bariátricos, não passavam no controle de qualidade, não tinham o peso adequado da bolsa, a quantidade de ferro na amostra não era suficiente. Então assim, a gente viu que não compensava expor o risco ao doador que é bariátrico, sendo que o sangue dele muitas vezes não passava nem no controle de qualidade”, afirma Wanderson.

Pessoa doando sangue em Campo Grande. (Foto: Divulgação)

 

A doação também é restrita para pacientes que passaram por outros tipos de cirurgias recentemente, como procedimentos de alto risco neurológicos.

Porém, a nova medida não incluiu pacientes que colocaram anel ou balão gástrico.

Veja os critérios para a doação de sangue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *