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Com energia oscilando há semanas, moradores têm eletrodomésticos queimados

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A situação tem ocorrido especificamente na Rua Kame Takaiassu

 

Moradores do Bairro Carandá Bosque 1 estão enfrentando problemas com oscilação de energia há, pelo menos, 1 mês. Os relatos são de prejuízo com eletrodomésticos e dificuldade em seguir com a rotina.

A situação tem ocorrido especificamente na Rua Kame Takaiassu. Por grupo do WhatsApp, vizinhos enviam mensagens reclamando e trocam informações sobre a queda na luz.

O agricultor Manoel do Carmo, de 59 anos, teve que desembolsar R$ 1,2 mil para arrumar a geladeira, que teve o motor e o botão de temperatura queimados.

“Já tem mais de mês com certeza, agora está mais constante. Eles [Energisa] arrumam e no outro dia dá o mesmo problema. Quando a gente sai, fica preocupado, porque fica oscilando”, comentou.

O funcionário público Fernando Wanderley, de 59 anos, teve lâmpadas de LED queimadas e problema com o ar-condicionado.

“Tem partes da casa que acaba e outra parte fica oscilando, os aparelhos ficam apitando. Como já vem ocorrendo há vários dias, todo mundo corre e desliga a chave geral da casa”, lamentou.

Fernando relata também que ontem (3) a energia começou a ficar em meia fase no final da tarde e normalizou somente por volta das 21h.

“Eles falam que é sobrecarga de energia, mas não resolvem o problema. Dormimos preocupados porque não sabemos se vai ocorrer de novo. Isso vem ocorrendo sempre, praticamente toda semana”, disse.

A contadora Selma Schinello, de 46 anos, também tem passado pela mesma situação. Ela reclama da dificuldade em seguir com a rotina depois do trabalho.

“É um incômodo. Imagina chegar do trabalho, todo mundo quer fazer as coisas de casa e fica nessa brincadeira de energia, criança para tomar banho, fazer dever de escola. Parece que tem sido somente na nossa rua”, relatou. Ainda de acordo com ela, normalmente, a luz começa a oscilar entre 18h e 19h.

Em resposta, a Energisa informou que a oscilação de energia identificada na Rua Kame Takaiassu foi causada por uma sobrecarga no transformador existente no circuito. Equipes da concessionária farão substituição do equipamento para um de maior potência ainda na tarde desta segunda-feira (04).

No momento em que a reportagem questionava a distribuidora, houve uma queda rápida de energia no hospital Unimed, que fica na mesma região.

Ressarcimento – Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, o consumidor precisa entrar em contato com a concessionária por meio do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência.

É necessário informar a unidade consumidora, data e horário da queda de energia e qual o defeito do equipamento elétrico, junto com as informações sobre marca e modelo do aparelho.

O equipamento vai passar por uma perícia técnica para que seja determinado o que motivou o dano no aparelho e se foi causado pela energia.

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