logo-kanal

Cavalos e touros descem Afonso Pena para divulgar torneio de laço

Compartilhar

Cerca de 100 cavalos e 11 touros nelores foram levados para o centro de Campo Grande esta manhã

 

Cerca de 100 cavalos e 11 touros desceram a Avenida Afonso Pena esta manhã, em Campo Grande, cavalgada inusitada no centro da cidade para convidar a população para abertura da Etapa Nacional do CLC (Circuito de Laço Comprido). O passeio reúne competidores, muitos, integrantes da mesma família, apaixonados pelo evento.

O grupo se reuniu em frente à Vila Morena, nos altos da Avenida Afonso Pena, e tinha previsão inicial de sair às 8h, mas somente iniciou a cavalgada por volta das 9h30. No local, era grande a movimentação de veículos que transportavam os animais. O trânsito foi organizado por equipes da Guarda Civil Metropolitana.


Grupo se reuniu em frente à Vila Morena, nos Altos da Afonso Pena (Foto: Marcos Maluf)

“Essa cavalgada é muito importante para a gente, porque é forma de retratar cultura, o trabalho feito no campo e a parceira que existe entre cavalos e cavaleiros”, disse o diretor do CLC, Abeldes Junior, dizendo que também é oportunidade de reunir famílias que fazem parte do universo das competições.

No grupo, estava a família do pecuarista Jean Cassio Jacobino Honório, 44 anos, que participa da cavalgada com as filhas Naeje, 16 anos, e Nathalia, 15 anos. Ele participa de cavalgadas desde 1994 e se orgulha de ter incorporado as filhas na tradição. “É reunião de família que agrega avô, neto, bisneto”, disse.


Domador Ariovaldo Alves Pereira veio de Camapuã com touros: “Vieram tranquilos” (Foto: Marcos Maluf)

Para as adolescentes, é oportunidade de divulgar a competição à população. “Eu compito com meu pai desde os 6 anos e amo isso”.

O veterinário Janes Honório Lyrio, 52 anos, também acompanha os primos na cavalgada, hoje, acompanhado com a esposa e os filhos. “É uma satisfação muito grande, não dá nem para explicar, começou com meu avô, passou para meu pai, agora para nós e filhos, estamos falando de quatro gerações”, disse, orgulhoso.


Equipes da Guarda Metropolitana auxiliavam na passagem do grupo (Foto: Marcos Maluf)

Além dos cavalos, a cavalgada também teve participação de 11 touros nelore que vieram de Camapuã, a 141 quilômetros de Campo Grande. “Vieram tranquilos, estão acostumados”, disse o domador Ariovaldo Alves Pereira, 56 anos. Esta é a primeira vez que os animais participam do trajeto.

O trajeto termina em frente ao Paço Municipal, onde o grupo será recepcionado com arroz carreteiro.

A cavalgada foi realizada para divulgar a Etapa Nacional do CLC e 18º Potro do Futuro, o maior encontro da raça de cavalos Quarto de Milha do país, realizada no Parque do CLC do dia 28 de agosto a 10 de setembro. Competidores de vários estados do país estão em Campo Grande para participarem das disputas em várias categorias, incluindo crioulaço, duelo nacional e rainha do laço.

O evento é chamado de Mega Brasileirão de Laço Comprido e entrará para o calendário como o maior evento relacionado a cavalos do país. Além disso, haverá shows, leilões, praça de alimentação e exposições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *