A ferramenta está em fase de homologação e estará disponível a partir do ano letivo de 2024
A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), lançou na tarde desta quinta-feira (24), o Portal Reme, que é o planejamento on-line destinado aos professores da Rede Municipal de Ensino. A ferramenta está em fase de homologação e estará disponível a partir do ano letivo de 2024.
O lançamento aconteceu no auditório do IMPCG. O Portal Reme é para que o planejamento dos docentes, antes feito de forma manual, agora seja on-line, o que vai facilitar e agilizar a vida do professor. Ele está sendo desenvolvido com a participação de professores e técnicos da área para melhor operacionalização.
O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, afirma que com o Portal Reme, o professor sai da esfera manual para a on-line. “Isso traz mais agilidade no processo, tornando muito mais dinâmico o fluxo de trabalho, além de acompanhamento por parte dos coordenadores e um histórico de todas as atividades realizadas no ambiente virtual”.
Na oportunidade, o secretário anunciou ainda a compra de 9 mil notebooks para as escolas e 5 mil computadores de mesa. “Isso tudo para investir na área de recursos tecnológicos. Temos avançado porque temos o apoio da administração municipal e acreditamos na tecnologia. Avançamos mais de 10 anos com o portal on-line, nossa escola é o centro da aprendizagem e a base de qualquer sociedade é a educação”.
Conforme o diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso, toda a evolução tecnológica que tem chegado às secretarias municipais se dá, sobretudo, pelos fortes investimentos que o setor tem recebido. “Vamos usar a tecnologia para mudar a vida dos servidores. O planejamento on-line era um projeto que tínhamos e estamos conseguindo colocar em prática, graças aos investimentos que temos recebido na área de tecnologia da informação”.
Ainda segundo Paulo Cardoso, o portal está sendo desenvolvida em parceria com técnicos da área da educação e tecnologia. “Estamos finalizando o projeto do planejamento on-line da educação infantil e ensino fundamental em setembro. E paralelamente, estamos desenvolvendo o diário e classe on-line e a expectativa é que esteja disponível para uso no começo de 2024”.
O professor de Educação Física, Gil de Alencar, afirma que o Portal vai facilitar bastante no dia a dia. “Lançamento de notas, planejamento, tudo era manual. Agora, o Portal agiliza o dia a dia e ajuda com que deixe registrado nossos atos. É uma grande evolução solicitada pela categoria há bastante tempo”.
Fonte: jornal “A Crítica”