Ação conjunta das autoridades desmantela esquema de receptação qualificada
Polícia Civil, em ação da 1ª Delegacia de Corumbá com apoio da Deaji (Delegacia de Atendimento à Infância, Juventude e Idoso), Guarda Civil Municipal e Prefeitura do município, deflagrou nesta quinta-feira (17) a Operação Fullmetal, que apreendeu duas toneladas de materiais com indícios de origem criminosa.
A operação tem como alvo empresas de reciclagem suspeitas de receptar produtos de crimes.
No desdobramento da ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em empresas de reciclagem previamente identificadas como potenciais receptadoras de itens ilícitos, como fiação de cobre, hidrômetros, fios de torres de telefonia e placas de veículos.
As investigações apontaram que essas empresas estariam envolvidas em um esquema de receptação qualificada, em que produtos provenientes de furtos residenciais e empresariais eram direcionados para atividades comerciais.
A operação tem como objetivo central o combate direto ao crime de receptação qualificada, além de ter um impacto indireto nos casos de furtos em residências e em empresas de telecomunicações.
Além das ações de busca e apreensão, outras cinco empresas passaram por fiscalização administrativa realizada pela Prefeitura de Corumbá. Uma das empresas foi interditada por não estar em conformidade com as regulamentações ambientais locais e com as normas de expedição de alvará.