A interrupção do fornecimento de energia atingiu todos os estados do país e causas ainda são investigadas
O apagão que afetou cidades em todo o Brasil nesta terça-feira (15) deixou 99 mil unidades consumidoras (imóveis que podem ser residenciais, comerciais ou industriais) sem energia em Mato Grosso do Sul. A interrupção no fornecimento de energia elétrica afetou 17 municípios do Estado por cerca de 30 minutos.
A interrupção no fornecimento de energia elétrica ocorreu entre às 7h30h e 7h57h, horário de Mato Grosso do Sul. As causas do apagão ainda não foram esclarecidas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
As seguintes cidades foram afetadas pelo apagão em Mato Grosso do Sul:
- Corumbá (apagão total)
- Bodoquena (apagão total)
- Itaquiraí (apagão total)
- Fátima do Sul (apagão total)
- Vicentina (apagão total)
- Laguna Carapã (apagão total)
- Coxim (apagão parcial)
- Aparecida do Taboado (apagão parcial)
- Miranda (apagão parcial)
- Dourados (apagão parcial)
- Caarapó (apagão parcial)
- Rio Negro (apagão parcial)
- Jardim (apagão parcial)
- Rio Brilhante (apagão parcial)
- Eldorado (apagão parcial)
- Ivinhema (apagão parcial)
- Bonito (apagão parcial)
Apagão sem causa conhecida afetou todo o Brasil
De acordo com nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia.
A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência. O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Até às 12h25, foram recompostos 55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Todas as capitais do Nordeste já se encontram com o suprimento de energia normalizado.