Na tarde de 11 de agosto, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) que participaram da primeira etapa do curso de “Automação em Ferramentas Google: Mapeamento de Processos” iniciaram as apresentações finais a partir das atividades desenvolvidas durante a capacitação. O curso tem como objetivo possibilitar aos servidores públicos os conhecimentos e habilidades no uso de Mapeamento de Processos, auxiliando na sistematização, organização e análise do fluxo de informações para agregar efetividade e produtividade no desenvolvimento das atividades do dia a dia.
O curso em modalidade híbrida, foi promovido pela Escola de Governo de Campo Grande – EGOV-CG, vinculada à Secretaria Municipal de Gestão (Seges), tendo como o instrutor Cleber Costa Gomes, assessor de Inovação e Qualidade de Processos da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec) que pontuou a relevância dessa iniciativa da Semadur. “Começamos a mapear os serviços para que crie indicadores, para que possa interligar as áreas, fazer uma sinergia entre elas para que muitos dos serviços que hoje até são feitos sem o conhecimento de toda a unidade comece a ter essa participação de todos”.
Para o superintendente de Administração e Finanças da Semadur, Éder Janeo da Silva, essa capacitação apresenta-se como uma nova proposta de formação continuada ao servidor da Secretaria, contemplando servidores de todos os setores e áreas do conhecimento. “A primeira etapa do curso consistiu em identificar processos e serviços que ocorrem nos setores que atuamos e então desenhá-los. Desta forma, gestores poderão tomar ações mais assertivas e demais servidores poderão identificar com precisão a influência de seu trabalho. O curso ainda possibilitou maior integração entre os colegas, visto que as atividades avaliadas são construídas e finalizadas em grupo, assim, forçando o cursista a refletir e praticar os conhecimentos obtidos”.
“Instituir a gestão automatizada de processos traz muitas vantagens, como aumento da eficiência, redução de erros humanos, economia de tempo e recursos, além de possibilitar análises mais precisas dos dados. Isso leva a um fluxo de trabalho mais suave e eficaz, permitindo que as equipes se concentrem em tarefas de maior valor agregado” destacou José Carlos Costa de Queiroz, coordenador de Modernização e Inteligência Fiscal da Semadur.
Patrícia Regiori, servidora lotada na Gerência de Fiscalização de Cartografia e Geoprocessamento da Semadur que participou desta etapa. “A iniciativa em otimizar os serviços prestados pelos setores, melhorando o desempenho da atuação dos servidores, de modo a entender a tramitação dos processos é excelente e resultará numa melhor prestação de serviço à população”.
Ramatildes Mendonça, diretora da Escola de Governo de Campo Grande, enfatizou a importância da capacitação aos servidores no ambiente tecnológico. “A Escola de Governo de Campo Grande cumpre mais uma meta que vem ao encontro dos compromissos da gestão em aprimorar a qualidade nos serviços prestados à população por meio dos cursos oferecidos virtualmente e presencialmente com ênfase nas ferramentas tecnológicas. Nossa missão vai além de capacitar, mas sim desenvolver e otimizar a qualificação dos serviços prestados e das funções exercidas no atendimento ao cidadão campo-grandense”.