logo-kanal

Mix cultural entre Brasil e Japão marca a abertura do 16º Festival do Sobá

Compartilhar

Evento reuniu cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia; celebração segue até domingo (13)

 

A Feira Central de Campo Grande iniciou a 16ª edição do tradicional Festival do Sobá na noite desta quarta-feira (9). O evento, que reúne atrações culturais, dança, música e gastronomia também celebra o patrimônio e a cultura de Mato Grosso do Sul.

Na abertura, que contou com o tema “Duas expressões de MS: cultura pantaneira e japonesa”, o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que a celebração é uma das mais aguardadas e legítimas da história de Mato Grosso do Sul. “Esse ano estamos animados com a visita do vice-governador de Okinawa, Yoshimi Teruya, que esteve comigo na governadoria nesta semana. Estamos priorizando o laço cultural entre a comunidade nipo-brasileira para gerar frutos efetivos entre o estado e a província japonesa”.

Para a imprensa, o tucano reafirmou a parceria com o Japão e citou a Rota Bioceânica como uma das oportunidades de negócio internacional. “Podemos exportar carne processada, eletrônicos e até automóveis de lá, agora que temos uma relação em construção. Nossa intenção é estabelecer um intercâmbio constante de informações”.

O governador Eduardo Riedel (PSDB), durante coletiva de imprensa. (Foto: Juliano Almeida)

Com cerca de 5 mil pessoas no primeiro dia, a presidente Alvira Appel Soares de Melo afirmou estar realizando um sonho. “São 16 anos de luta para chegar no patamar que chegamos hoje, por um povo que gera cultura, emprego e muita renda para o estado. O festival não é só a festa. Ele também representa o desenvolvimento econômico e a consagração da cultura”, disse.

Descendente de japoneses de Okinawa, Andrea Miti Miyashita é uma das apresentações principais do evento. Para o jornal, ela resumiu que se inspira em um mix entre cultura japonesa. “Estou de kimono, com estampas que representam a minha cidade. O instrumento é como uma castanhola de madeira, mas irei seguir o ritmo do violão”.

Andrea Miti Miyashita celebra tradições culturais em evento. (Foto: Juliano Almeida)

Vale ressaltar que o evento conta com entrada gratuita e segue até 13 de agosto. Além de Miti, o Trio Parada Dura, Eros e Lorenzo com Bia Boiadeira, Helder Kohagura, João Pedro, Toninho de Coxim e Fábio Simões animaram o primeiro dia.

Serviço – A Feira Central está localizada na Rua 14 de Julho, na altura do número 3.551, no Centro de Campo Grande. O horário de funcionamento é de quarta a domingo, a partir das 16h até às 23h às quartas, quintas e domingo e até meia-noite às sextas e sábados.

Pátio da Feira Central foi tomado por fãs do festival. (Foto: Juliano Almeida)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *