Encontro presencial do ciclo de seminários Programa Escola em Tempo Integral ocorrerá em 3 e 4 de agosto, em Cuiabá (MT)
O Ministério da Educação (MEC) realizará, nesta quinta e sexta-feira, 3 e 4 de agosto, a etapa da região Centro-Oeste do ciclo de seminários “Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”. O debate será em Cuiabá (MT), de forma híbrida, com participantes de forma presencial e com transmissão ao vivo no YouTube, no canal do MEC e no Portal da Escola Cuiabana. O encontro ocorrerá das 9h às 21h (horário de Brasília). Cuiabá tem fuso horário de uma hora a menos em relação à capital Federal.
O objetivo dos debates é reunir subsídios para a elaboração de um documento nacional com os princípios e orientações da educação integral em tempo integral para todas as etapas e modalidades na educação básica. Dessa forma, o ciclo de seminários passará por todas as cinco regiões do país, entre agosto e outubro.
Participantes – A solenidade de abertura do seminário contará com a participação das seguintes autoridades: Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Maurício Ernica, Coordenador-geral de Equidade Escolar, da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC); Gesuina Leclerc, representante da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC); Fabiany de Cássia Tavares Silva, vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANP); Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme Nacional); e Ricardo Tonassi, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede).
Também participarão da solenidade, o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Resende Porto; a superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, Adriana Buytendorp; o prefeito de Cuiabá (MT), Emanuel Pinheiro; a secretária Municipal de Educação de Cuiabá (MT), Edilene de Souza Machado; e Silvio Fidelis, dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande (MT), presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Mato Grosso) e da Undime Região Centro-Oeste.
Programação – Na quinta-feira, 3 de agosto, o encontro começa com a apresentação cultural do Grupo de Siriri Flor do Campo. Na sequência, ocorrerão os painéis: “Educação Integral como princípio integrador e articulador das etapas e modalidades na Educação Básica”; “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação infantil – Orientações para o tempo integral em Creches e Pré-Escolas”; e “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”.
No segundo dia de encontro, que ocorrerá na sexta-feira, 4 de agosto, os painéis abordarão os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o tempo integral nos anos iniciais e finais”; “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Médio – Subsídios para a nova Política do Ensino Médio”; e “Temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”.
A programação completa, com os nomes dos mediadores e dos painelistas, está disponível na página do Ciclo de Seminários.
Inscrições – O evento tem como público-alvo os profissionais da educação das secretarias de ensino, associações de redes públicas de ensino, universidades, pesquisadores, fóruns de conselhos, organizações da sociedade civil, comunidades escolares e ministérios atuantes na agenda. Para participar do seminário, é preciso realizar inscrição pela página do evento no portal do MEC. As inscrições para a edição da região Centro-Oeste estão esgotadas, mas os interessados podem acompanhar a abertura das vagas remanescentes pela página do Ciclo de Seminários. Aqueles que não são dessa região e desejam participar do evento também podem se inscrever.
Ciclo de Seminários – A iniciativa da Secretaria de Educação Básica (SEB) é uma das estratégias do Programa Escola em Tempo Integral, criado com o objetivo de ampliar a oferta de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil, como prevê o Plano Nacional de Educação. A meta é já em 2023 alcançar 1 milhão de matrículas em todas as etapas e modalidades.
Os seminários vão discutir e elaborar orientações para a educação integral em tempo integral na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Além disso, também serão consideradas as especificidades e transversalidade das modalidades especiais: educação especial na perspectiva da educação inclusiva, educação bilíngue de surdos, educação do campo, educação escolar indígena e educação escolar quilombola.
Após o término do ciclo, um documento nacional com princípios e orientações será consolidado a partir dos debates realizados nas cinco regiões do país, previsto para chegar às redes de ensino e comunidades escolares no primeiro trimestre do ano de 2024.