O Parque Florestal Antonio de Albuquerque, mais conhecido como Horto Florestal, localizado na região central de Campo Grande, está em completo estado de abandono e se acabando com o tempo.
Algumas poucas pessoas ainda visitam o local diariamente para praticarem atividades físicas, uma vez que o espaço conta com vegetação nativa e uma grande área aberta que serviu, um dia, para passeio familiares e de amigos.
Além disso, a calçada no entorno do parque está bastante destruída, impedindo a circulação de pessoas que utilizem cadeira de rodas, e causando grandes riscos à pedestres, principalmente idosos e crianças.
O chafariz localizado em uma das entradas está desativado, mas, com a chegada das chuvas, acumula água, servindo um prato cheio para mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Em nota, a prefeitura disse que revitalizou a pista de caminhada no ano passado e destaca que já contratou um novo projeto de revitalização em toda estrutura. “Na sequência, será aberta a licitação das obras, com recursos já assegurados. Equipes de manutenção fazem a limpeza diária do local”.
Ainda segundo o município, além da base no local, a Guarda Civil Metropolitana realiza rondas na região para contribuir com as demais forças de segurança. “É importante que a população acione também os órgãos de segurança pública para solicitar a intensificação de tais medidas”, enfatiza.
Quanto ao acesso, a prefeitura alega que as outras entradas estão fechadas “para melhor controle no local”. O acesso é por meio do portão mais próximo da biblioteca, “que recebe a maior parte do público”.