A convenção partidária do MDB, realizada nesta quarta-feira (27), aprovou o nome de Simone Tebet como candidata à Presidência da República.
Ela recebeu 262 votos favoráveis e 9 contrários, o equivalente a 97% do totoal. Segundo o site O tempo Brasília, Cerca de 35% dos delegados não compareceram ao evento.
Segundo o Portal R7, a definição ocorre em meio a uma divisão interna do partido, com uma ala que afirma que a candidatura de Tebet não é competitiva e defende que o partido apoie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Lideranças do MDB em 11 estados chegaram a anunciar publicamente o apoio a Lula. Um dos emedebistas que encabeçam esta ala contrária a Tebet é o senador Renan Calheiros (AL).’
Tebet tem aparecido em quarto lugar nas pesquisas eleitorais, atrás do ex-presidente Lula, do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de Ciro Gomes (PDT).
Na última terça-feira (26), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, negou um pedido de uma ala do MDB, liderada por Calheiros, para anular o ato convocatório de convenção nacional do partido. O pedido em questão foi feito na segunda-feira (25) por Hugo Wanderley Caju, filiado ao MDB em Alagoas e delegado do partido no estado, que é presidido por Calheiros.