logo-kanal

Vítima de violência doméstica por 19 anos funda ONG e salva vidas

Compartilhar

A iniciativa de criação da ACIESP inicia-se com história de Ceureci Fátima de Santiago Ramos, que, após vivenciar a violência doméstica e sobreviver por anos torturas psicológicas, relação abusiva agressões pelo ex-marido e quase perdendo a vida.

A partir de sua experiência de vida e de se ver livre da violência, Ceureci resolveu dedicar sua vida para atender as mulheres e seus familiares em situação de violência, abandono e vítimas de maus tratos, iniciando assim o trabalho no ano de 2009, no Jardim Carioca, no Município de Campo Grande/MS, durante sete anos atendendo mulheres em sua própria residência.

Então, em 14 de agosto de 2013 registrou seu Estatuto e inscreveu-se no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ 18.801.945/0001-78 de Campo Grande/MS.


No ano de 2019 transferiu suas atividades para o Bairro Aero Rancho, situado à Rua Inocência Moreira dos Santos, nº 45, Bairro Aero Rancho Setor 6 – Campo Grande/MS, atual sede da ACIESP, aumentando o número de voluntários, bem como, o número de atividades e, atendimentos às mulheres e seus familiares, possibilitando assim melhores condições de atendimento e de demanda.

Desse modo, a ACIESP foi fundada no dia 14 de agosto de 2013 com o objetivo de contribuir com os direitos humanos , para a erradicação de todas as formas de violência cometida contra as mulheres, LGBTQ+ por meio de atendimentos às famílias em situação de violência, doméstica e familiar, por meio, de apoio assistencial; acolhimento psicológico; atendimento jurídico; inserção em projetos de capacitação para geração de trabalho e renda; fomento à economia solidária; atividades de esporte, cultura e lazer; oficinas, palestras e outros, com vistas à superação da situação de violência e sua emancipação humana, e ainda, trabalhar com suas famílias e comunidade de toda a região no sentido de prevenir a violência doméstica e familiar e fortalecer os vínculos familiares.

O objetivo, portanto, é dar apoio integral às mulheres atendidas e às suas famílias, fortalecendo a convivência familiar, fazendo a defesa da garantia de Direitos da Mulher, e junto com a família fazer com que haja esperança de uma condição de vida melhor, sem violência.

É público e notório que a grande dificuldade para as mulheres romperem a barreira do silêncio e buscar ajuda qualificada e proteger sua integridade física e psicológica passa pela inconteste questão de dependência muitas vezes financeira.

Apesar de estar no bairro, a ACIESP atende toda a cidade.

“Atendemos mulheres de todos os lugares, vítimas das mais variadas formas de agressões masculinas. Damos primeiro, o suporte psicológico e depois condições para que elas tenham independência, esse curso de confecção por exemplo: torna elas livres e isso diminui a vulnerabilidade tanto social, quanto a de ser obrigada a viver com um parceiro violento”, comentou Ceureci.

ACIESP da sua fundação  já atendeu mais de 5 mil mulheres vítimas de violência em Campo Grande. Um dado importante em observação cotidiana da pedagoga é que em sua grande maioria, as mulheres que procuram ajuda, estão vindo das classes médias.

A Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidária do Povo – ACIESP é uma Pessoa Jurídica de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, e duração por tempo indeterminado, conforme seu estatuto, que atua com foco em mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *