Os pais são tão valiosos e responsáveis pelos filhos quanto as mães, e suas atitudes em relação aos filhos e à casa não são ajuda, são responsabilidade. Muitos tendem a acreditar que as principais funções em relação aos filhos são naturalmente quando o pai cuida.
Os pais são tão valiosos e responsáveis pelos filhos quanto as mães, e suas atitudes em relação aos filhos e à casa não são ajuda, são responsabilidade.
Muitos tendem a acreditar que as principais funções em relação aos filhos são naturalmente da mãe, por ela ter carregado a criança em seu ventre por 9 meses e também a concebido. Essa crença é transmitida de geração em geração em muitas famílias, e em muitos casos faz com que os pais acreditem que não têm verdadeira responsabilidade com os filhos, o que está errado.
A figura do pai e da mãe são igualmente fundamentais para que a criança cresça com saúde mental, emocional e física. Por mais que os primeiros contatos sejam com a mãe, os pais não devem ser aquela figura distante e autoritária, o mundo já não pensa mais dessa maneira, e essa ideia deve ser esquecida.
A responsabilidade com os filhos é igual para pai e mãe. Por isso, quando um pai ajuda a trocar as fraldas, dá banho, ensina e cuida, ele não está “ajudando”, sendo “gentil”, apenas está cumprindo com a sua função e exercendo a paternidade, que apesar dos desafios é uma das melhores fases na vida de uma pessoa.
Precisamos mudar essa realidade primeiro em nossas casas, e depois no mundo todo. Os pais são tão valiosos e responsáveis pelos filhos quanto as mães, e suas atitudes em relação aos se à casa não são ajuda, são responsabilidade. Um pai de verdade está sempre presente e assume a responsabilidade.