A Secretaria de Estado de Educação (SED) de Mato Grosso do Sul anunicou nesta terça-feira (18.jan.22) a abertura das inscrições ao programa Jovens Embaixadores/2022. Veja a íntegra do edital.
A iniciativa é parte da responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com os setores públicos e privados, em ambos os países. O intuito é beneficiar os estudantes com um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos, de forma gratuita. Eles ficam 3 semanas nos EUA com tudo pago
Os interessados devem fazer o pré-cadastro acessando o link https://jovensembaixadores.org.br/ até o dia 09 de fevereiro deste ano.
Segundo apurado, os estudantes selecionados terão apenas “um gasto”. Se selecionados terão que emitir o passaporte e esse documento não terá reembolso. “Ao requerer a emissão do passaporte, é necessário pagar uma taxa. Por se tratar de documento pessoal brasileiro, essa despesa é de responsabilidade dos participantes e não será reembolsada pelo programa. Cabe ressaltar que este é o único custo referente ao Programa Jovens Embaixadores que fica sob a responsabilidade dos participantes”, esclarece.
O Programa Jovens Embaixadores 2022 dispõe de 50 vagas para candidatos de todo o Brasil. “Na medida do possível, o Comitê de Seleção busca selecionar ao menos um(a) participante de cada estado brasileiro, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional ao grupo”, promete.
Para participar do interncâmbio os estudantes devem cumprir 14 requisitos obrigatoriamente, entre as obrigatoriedades, consta que para participar o estudante deve jamais ter ido aos EUA. Veja a lista de “pré-requisitos”:
- Ter nacionalidade brasileira;
- Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;
- Ser aluno (a) do ensino médio na rede pública brasileira;
- Candidatos já devem ter cursado ou estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2021;
- Alunos que iniciarão o 1º ano do ensino médio em 2022 não poderão se candidatar;
- Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
- Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;
- Jamais ter viajado para os Estados Unidos;
- Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
- Ter excelente desempenho escolar;
- Ter perfil de liderança e iniciativa;
- Ser comunicativo (a);
- Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
- Estar atualmente engajado(a) em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos 6 meses.
“Todos os pré-requisitos listados acima são obrigatórios e devem ser comprovados no formulário de inscrição do (a) candidato (a). Os pré-requisitos são aplicados de forma indiscriminada a todos os candidatos e, de forma alguma, podem ser flexibilizados, sob pena de prejudicar a credibilidade e o bom andamento do processo seletivo”, alerta.
Em MS, o programa é uma parceria da SED, por intermédio da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional (COPEMEP), com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com a Embaixada Americana.
Diante do cenário pandemico o edital avisa: “Uma vez que o mundo continua em alerta e ainda com algumas restrições devido à pandemia da covid-19, caso não seja possível realizar o intercâmbio nos Estados Unidos em julho de 2022, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual bastante interativo e inovador”.
Quem já participou do programa um vez não pode mais se inscrever, exceto os que participaram em 2021. “Excepcionalmente para os Jovens Embaixadores da edição de 2021 será dada a oportunidade de se candidatarem novamente para o programa de 2022, desde que ainda possuam todos os pré-requisitos necessários para tal, considerando que participaram da versão online do JE, em função das restrições decorrentes da pandemia da COVID-19”, explica.
Mais informações na Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, para esclarecimentos adicionais, se necessário, por meio dos telefones 3318-2341 e 3318-2372.