Na tarde deste sábado (15), dia que iniciou a vacinação contra Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos de idade, a Prefeitura Municipal de Campo Grande já ampliou a vacinação para o público e, agora, todos que já têm 11 anos completos poderão se vacinar. Quem está entre os 5 e 11 anos e possui comorbidade ou deficiência grave, ou é descendente de quilombola também está esquadrado para receber a primeira dose.
Os pontos de vacinação ficarão abertos até 17h hoje para atender à toda a população que se já pode tomar a primeira dose. Diferentemente da vacinação de adultos, a das crianças não pode acontecer em Drives.
“Após a aplicação da dose, a criança deve ficar cerca de 20 minutos em observação para garantir que não haja nenhuma reação e, caso haja, o que é extremamente raro, ela já terá o suporte médico para o atendimento adequado”, explica o secretário municipal de saúde, Jusé Mauro Filho.
Conforme calendário estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os primeiros a serem vacinados serão as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e quilombolas e também crianças de 11 anos completos sem comorbidades nascidas de janeiro a abril. Mais de 20 locais estarão abertos durante todo este sábado para a vacinação deste público.
No caso das crianças com comorbidades é necessário apresentação de laudo médico que comprove as seguintes condições:
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatia hipertensiva
- Cardiopatias congênita
- Cirrose hepática
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Deficiência Permanente Limitações Físicas e Motora
- Deficiente Auditivo
- Deficiente Mental
- Deficiente Visual
- Deficientes acamados com lesão medular grave
- Diabetes mellitus
- Distrofia Muscular
- Doença cerebrovascular
- Doença renal crônica
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Gastrostomizado
- Hemoglobinopatias graves
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR)
- Imunossuprimidos
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Obesidade mórbida
- Oncológico com doença ativa em tratamento
- Paralisia Cerebral
- Pneumopatias crônicas graves
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Renais Crônicos em diálise
- Síndrome de down
- Síndromes coronarianas
- Transplantados
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Traqueostomizado
- Valvopatias
O primeiro lote das doses pediátricas chegou em Campo Grande na noite desta sexta-feira (14). O Município recebeu 4.310 doses. A expectativa é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 5 a 11 anos com ou sem comorbidades
A vacina a ser aplicada é a Pfizer, porém a dosagem para criança é diferente da de adultos. No frasco laranja, destinado para este público, são 10 doses de 10 microgramas, enquanto no roxo, que é para adolescentes e adultos, são 6 doses com 30 microgramas. Da mesma forma que as vacina dos adultos, a da criança também deve ser aplicada em duas doses.